sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Cartas de Ventos


Quando pensei num jogo com balões, a primeira coisa que me veio à mente foi a questão das correntes de ar em diferentes altitudes da atmosfera. Um balão não tem motor próprio, de forma que ele segue ao sabor dos ventos. Isso deveria ser uma característica marcante no jogo.

Para inserir essa condição, criamos as cartas de ventos. A partir delas, cada jogador sabe a previsão dos ventos (velocidade e direção) das próximas horas, podendo preparar sua viagem, focado no ponto que deseja chegar e a distância que pensa alcançar.

Cada carta indica a velocidade (em km/h) e a direção do vento em três altitudes diferentes: até 50 metros, de 50 metros até 500 m e de 500 m até 1000 m. As altitudes mais baixas têm correntes com velocidades maiores, no entanto estão submetidas à condições climáticas adversas para um voo de balão. Da mesma forma, gasta-se menos energia em voos em baixa altitude, exigindo menos queima de combustível. Para se chegar à altitudes maiores, o consumo de combustível aumenta consideravelmente.

A ideia inicial é que essas cartas sejam colocadas sobre um espaço próprio no tabuleiro (estou chamando provisoriamente de estação metereológica), na quantidade de cinco cartas a cada rodada. Cada carta mostra a previsão dos ventos dos próximos 30 minutos, de modo que, a cada dia, os jogadores sabem a previsão das próximas 2 horas e meia.

Falo em previsão porque esses valores podem sofrer modificações no momento em que os balões levantam voo. Explicarei esse ponto num post futuro.

Após visualizarem a previsão dos ventos, cada jogador decide em que momento das próximas 2,5 horas irá levantar voo, qual a sua duração (sempre em intervalos de 30 minutos) e qual a altitude que permanecerá a cada intervalo de tempo. Essa decisão dependerá de quanta energia seu balão possui e qual o destino escolhido.

O restante das cartas formam um deck com a face para baixo, de modo a alimentarem a mesa de jogo a cada rodada.

Nos próximos posts, falarei do Senhor do Tempo com seus dos dados climáticos e do Senhor dos Ventos com suas fichas de velocidade, trazendo um pouco de surpresas e reviravoltas no momento em que os balões decolam!


Nenhum comentário:

Postar um comentário