segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O Senhor do Tempo

Quando pensei nas cartas de ventos, sua função era simplesmente apresentar as correntes de ar para os jogadores, de forma que cada um pudesse preparar sua viagem de forma simples e direta. Entretanto, depois de refletir um pouco, achei que o jogo ficaria direto demais e sem nenhuma interferência dos demais jogadores nas jogadas uns dos outros, e isso poderia tornar o jogo muito "mecânico" e monótono. Numa de minhas conversas com Roco, ele soltou algo em relação à mudança do tempo, como uma tempestade, por exemplo. Achei interessante, mas não sabia até então como inserir isso no jogo.

Recentemente, ao jogar uma partida do Seasons, me deparei com seus dados das estações, que achei fantástico. Isso bastou para chegar a uma ideia de como introduzir fenômenos metereológicos no jogo: a partir dos dados do tempo.

Dados do tempo para o play test do jogo (figuras coladas em dados comuns).

 Inicialmente, os dados possuem as figuras:

SOL : tempo firme, sem alterações.


NUBLADO: Ventos fortes que alteram a velocidade da carta de ventos.


TEMPESTADE: Impossível voar nesse período.


CATA-VENTO: Calmaria. O balão não se movimenta nesse período.




Lembrando que a altitude mais alta está livre desses fenômenos. Ali, o tempo está firme sempre.

Mas ainda faltava inserir no jogo a interferência de um jogador na jogada dos demais. Para isso, a ideia é que, a cada rodada, um dos jogadores seja o Senhor do Tempo. Ou seja, os dados são dele e, ao rolá-los, ele escolhe sobre qual carta de ventos colocará cada um dos resultados. Mas isso, somente depois que cada jogador preparar sua viagem e pagar os custos em energia! Ou seja, o Sr. do Tempo pode arruinar completamente a jogada de seus adversários e beneficiar a sua!

Cada dado fica sobre uma carta de ventos. 5 dados, 5 cartas. A jogada do Senhor do Tempo traz o fator surpresa ao jogo. Além dos dados rolados trazerem condições adversas aos planos de voo, o local onde eles serão colocados irá prejudicar ou beneficiar o voo dos jogadores.

Mas, aí eu pensei que o Sr. do Tempo seria vantajoso demais para o jogador que o detivesse...
Então, vou testar uma outra jogada, que estou chamando de Senhor dos Ventos. Nela, um dos jogadores (que não é o Sr. do Tempo na rodada), pode alterar a velocidade do vento de uma altitude em uma das cartas em -2, +2 ou torná-la zero, após o posicionamento dos dados do tempo. Com isso, não raramente, o jogador terá de escolher entre beneficiar-se ou prejudicar a jogada do Sr. do Tempo.

Não sei ainda se são jogadas demais, tornando muito inconstante o tempo. Talvez seja! Mas o tempo é realmente imprevisível...ou não?
Pretendo testá-la brevemente para chegar a algumas conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário