quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Sete dias de balão (Primeiros insights)

Não foi à toa que encerrei o tópico anterior com a imagem de um balão de ar quente!

Em uma conversa pelo Facebook com um ex-aluno e participante ativo de nossas mesas de jogo (fala, Roco!), falávamos sobre as  possibilidades de um jogo que envolvesse (discretamente) conceitos de Física e que tivesse uma dinâmica divertida. Ele surgiu com uma ideia sobre jogos com balões, algo como uma corrida talvez. De imediato, vislumbramos as possibilidades do jogo em termos conceituais. Poderia tratar de conceitos como energia, empuxo, velocidade, densidade, resistência do ar, entre tantos outros.

Decidimos trabalhar essa ideia!

Esbocei alguns rascunhos no Corel e, num encontro presencial, discutimos sobre eles.
O jogo deveria tratar sutilmente desses conceitos. Deveria funcionar como motivador para futuras discussões em sala de aula. Essa sutileza também se faria necessária para que qualquer jogador pudesse aprender e gostar do jogo, mesmo que nunca tivesse ouvido falar em Física.

A primeira versão do tabuleiro não agradou pela mecânica. Havia pensado num mapa quadriculado pelo qual cada balão pudesse se deslocar pela malha. Mas Roco me fez perceber que a jogabilidade iria ficar muito limitada e o jogo se tornaria muito "mecânico". Daí que desistimos daquele modelo.

Pensamos em algo como uma viagem ao redor do mundo, de modo que em cada parada o jogador precisasse resgatar algum tesouro ou relíquia. Mas, de minha parte, não consegui colocar no papel essa ideia de modo a torná-la interessante e jogável, sem perder de vista aqueles conceitos iniciais.

Bem, Roco tem estado bem ocupado nesses últimos tempos, de modo que comecei a trabalhar sozinho uma ideia para esse jogo e é ela que venho esboçar aqui! É provável que seja apenas mais uma ideia e que nós desistamos dela ou mudemos algo ou muita coisa. Mas, esse espaço foi criado justamente para isso! Apresentar o passo a passo na construção de um jogo, suas dificuldades, as coisas que não deram certo, os dilemas entre escolher entre uma mecânica de jogo ou outra. É muito provável até que aquele título para o jogo, lá em cima, seja modificado!

Aquela conversa inicial e o primeiro encontro aconteceu há cerca de 1 mês.
Nessa última semana, comecei a esboçar outra dinâmica de jogo, trazendo muitas variáveis que tornam cada jogada imprevisível e dando possibilidades dos adversários atrapalharem sempre a jogada uns dos outros.

A partir do próximo post, começaremos a apresentar algumas ideias da mecânica de jogo e das fichas, marcadores, cartas, tabuleiros individuais e o tabuleiro central.

Até lá!

2 comentários:

  1. Ricardo, a ideia é boa.

    Eu colocaria "obstáculos" no tabuleiro a ser percorrido. Tais obstáculos poderiam ser condições climáticas (ventos fortes, chuvas, um vulcão, etc) de forma que os jogadores pudessem usar/evitar a "física" desses obstáculos.

    Outra coisa que pensei foi nos tesouros ou recompensas. Em vez deles talvez fosse interessante descer ao solo para conseguir suprimentos e/ou combustível, etc. A administração de tais recursos poderia ser explorada também.

    Abraços, sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Diego!

      Estamos sintonizados ^^
      Nos próximos tópicos estarei falando exatamente sobre a metereologia do jogo! E sim, está previsto descidas a cada dia para obter mais combustível, melhorar o balão ou apanhar passageiros.

      Obrigado!

      Excluir